Opereta recebe teatro na praça neste sábado

Girandolá se apresenta no sábado, dia 3, às 17h30 – Foto: Mari Moura

Neste sábado (3), às 17h30, a Associação Cultural Opereta recebe a peça “Brincantes Ambulantes”, do grupo de teatro Girandolá, de Francisco Morato-SP. O espetáculo será ao ar livre, na Praça Afonso Carlos Fernandes, s/n, na Vila Sopreter, em frente ao espaço cultural. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos. Antes, às 11h, a trupe vai estar no Largo do Rosário, em Mogi das Cruzes.

 

O espetáculo Brincantes Ambulantes é resultado do trabalho de pesquisa iniciado em fevereiro de 2015, pelo Teatro Girandolá, quando o grupo passou a construir uma poética coletiva a partir de sua vivência periférica, o que o levou a mergulhar no universo da literatura marginal até o encontro com a cultura popular. O desejo de ir pra rua com este trabalho está na possibilidade de poetizar a realidade da cidade, afetar e sensibilizar o cotidiano, colaborar com o bem-estar da população e com a criação do sentimento de pertencimento àquele local, que interfere na vida do cidadão e também é interferido por ele. A figura dos vendedores de porta em porta e dos ambulantes tão presentes no dia-a-dia das periferias, também foram escolhidas como símbolo de resistência e alegria.

 

Com muita poesia, música e alegria, os Brincantes Ambulantes, versões poetizadas dos vendedores de porta em porta, figuras tão características das periferias do nosso Brasil, percorrem ruas e praças, espalhando poesia, numa intervenção cênico-poética-musical, onde tudo vira motivo para uma troca afetiva. Maria das Palavras distribui amostras grátis de poesias curativas, retiradas de sua “farmacinha poética”. Ana Cata-Lembrança é a moça que coleciona e troca histórias e memórias, que ficam guardadas em uma mala, repleta de sentimentos.  João do Balão traz uma haste cheia de balões poéticos que remete aos dos vendedores de algodão-doce, convidando o público a responder a seguinte provocação: “O que faz pulsar o seu coração?”. Reymundo Rimador segue rimando e improvisando, levando a vida com alegria, em troca de sorrisos, comida, moedas ou seja lá o que for que tiverem pra trocar com ele.

 

A peça está em circulação por dez cidades da região metropolitana de São Paulo, através do ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

SERVIÇO

Brincantes Ambulantes

Data: 03/02
Horário: 11h e 17h30
Classificação: Livre
Valor: Grátis
Local: Largo do Rosário, s/n – Centro, Mogi das Cruzes e Praça Afonso Carlos Fernandes, s/n – em frente ao Espaço Cultural Opereta – Vila Sopreter, Poá SP
Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up