Opereta realiza oficinas de dramaturgia e literatura

A Associação Cultural Opereta, de Poá-SP, está com inscrições abertas para duas oficinas, uma de dramaturgia e a segunda de um ciclo de roda de conversas sobre literatura para mulheres. As oficinas são gratuitas e para participar é necessário preencher os formulários online.

A oficina “Dramaturgias Libertárias”, será realizada pela dramaturga Solange Dias, da Cia. Paulicea de Teatro. A proposta é a partir de fotos icônicas de resistência e luta dos países da América Latina contra governos autoritários, experimentar a escrita de cenas curtas trabalhando a potência dessas imagens. A atividade será neste sábado (13), das 9h às 13h, no Espaço Cultural Opereta e a inscrição é gratuita. Interessados devem acessar o site associacao.opereta.org e preencher o formulário. Solange Dias é mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É diretora, dramaturga e educadora teatral. Integrante do Teatro da Conspiração, em que realiza montagens desde 2000. Como dramaturga escreveu, entre outros textos, “A Princesa e a Costureira” (2016), a partir da obra de Janaina Leslão, indicado ao prêmio de Melhor texto adaptado ao prêmio Coca Cola/FEMSA e Prêmio APCA/ 2016 (Melhor Espetáculo de Diversidade de Gênero para crianças). Esta oficina é uma contrapartida da Cia Paulicea que tem o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais), da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e da Cooperativa Paulista de Teatro.

Roda literária

A Biblioteca Comunitária Opereta “Reginaldo Miguel da Silva” fará um ciclo de Roda de Conversas sobre Memórias e Literatura para mulheres, a partir de 18 anos. Para participar é necessário se inscrever no formulário online pelo link no site da Associação até o dia 20. A inscrição é gratuita. Serão 10 encontros, todos aos sábados, a partir das 10h30 com Bety Salum. As participantes irão receber um kit contendo camisetas e uma ecobag da biblioteca e um material de apoio para os encontros. Para esta oficina são apenas dez vagas.

Local

O Espaço Cultural Opereta é localizado na região central, próximo à estação Poá da CPTM e possui ambiente alternativo e muito procurado pelo público de artistas, coletivos e produtores culturais da região do Alto Tietê. Com capacidade para 70 pessoas, oferece infraestrutura básica de som e luz para apresentações de shows, peças teatrais, bar e área externa de convivência.

Oficina Dramaturgias Libertárias
Data: 13/04
Valor: Grátis
Inscrições aqui